Foto: Pedro Piegas (Diário)
O papel da ouvidoria no serviço público é um dos temas debatidos por representantes de instituições públicas no seminário regional que está sendo promovido entre ontem e hoje pelo Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP), na sede do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em Santa Maria. Criada para ser um canal de reclamação, denúncia e pedido de informações dos cidadãos, esse setor tem se tornado cada vez mais importante, como destaca o ouvidor do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Angelino Moreira.
- A ouvidoria é a bússola que diz para onde a instituição está indo - observa ele.
Apesar de ser como uma central de informações, a ouvidora-geral do município, Suseli Santos, diz que há casos em que as pessoas confundem a função do setor com outros serviços:
- As pessoas precisam entender qual o nosso papel. Não somos um protocolo de serviços. Somos uma segunda instância.
Receita não vai prorrogar prazo para cobrar ICMS
Angelino lembra que, muitas vezes, os pacientes ligam para a central de ouvidores para agendar consultas, pedindo informação de medicação. Já na prefeitura, Suseli explica que, por exemplo, um pedido de manutenção de uma rua deve ser feito com a Secretaria de Infraestrutura. Após, caso o serviço não seja feito, ou tenha alguma irregularidade, o cidadão deve, então, acionar a Ouvidoria.
Em 2018, foram protocoladas na prefeitura cerca de mil demandas, e no Husm, 3,5 mil.
DEMANDAS DA POPULAÇÃO
No seminário sobre transparência, as ouvidorias do município e do Husm divulgaram números de reclamações feitas pela população:
Demandas da Ouvidoria do Husm em 2018
- 1.090 atendimentos presenciais
- Cerca de 1 mil demandas por telefone
- Cerca de 1 mil demandas online
Principal público atendido
- Pacientes
Principais pontos
- Solicitações de informação
- Reclamações
Demandas da Ouvidoria do município em 2018
- 3.500 atendimentos protocolados
Principal público atendido
- Moradores
Principais pontos
- Reclamações
- Pedido de informação de secretarias
Principais queixas
- Buracos
- Esgotos
- Mobilidade urbana
- Saúde