política

Ouvidoria avalia serviço ao cidadão em Santa Maria

Ian Tâmbara

Foto: Pedro Piegas (Diário)

O papel da ouvidoria no serviço público é um dos temas debatidos por representantes de instituições públicas no seminário regional que está sendo promovido entre ontem e hoje pelo Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP), na sede do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em Santa Maria. Criada para ser um canal de reclamação, denúncia e pedido de informações dos cidadãos, esse setor tem se tornado cada vez mais importante, como destaca o ouvidor do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Angelino Moreira.

- A ouvidoria é a bússola que diz para onde a instituição está indo - observa ele.

Apesar de ser como uma central de informações, a ouvidora-geral do município, Suseli Santos, diz que há casos em que as pessoas confundem a função do setor com outros serviços:

- As pessoas precisam entender qual o nosso papel. Não somos um protocolo de serviços. Somos uma segunda instância.

Receita não vai prorrogar prazo para cobrar ICMS

Angelino lembra que, muitas vezes, os pacientes ligam para a central de ouvidores para agendar consultas, pedindo informação de medicação. Já na prefeitura, Suseli explica que, por exemplo, um pedido de manutenção de uma rua deve ser feito com a Secretaria de Infraestrutura. Após, caso o serviço não seja feito, ou tenha alguma irregularidade, o cidadão deve, então, acionar a Ouvidoria.

Em 2018, foram protocoladas na prefeitura cerca de mil demandas, e no Husm, 3,5 mil.

DEMANDAS DA POPULAÇÃO
No seminário sobre transparência, as ouvidorias do município e do Husm divulgaram números de reclamações feitas pela população:

Demandas da Ouvidoria do Husm em 2018

  • 1.090 atendimentos presenciais
  • Cerca de 1 mil demandas por telefone
  • Cerca de 1 mil demandas online

Principal público atendido

  • Pacientes

Principais pontos 

  • Solicitações de informação
  • Reclamações

Demandas da Ouvidoria do município em 2018

  • 3.500 atendimentos protocolados

Principal público atendido

  • Moradores

Principais pontos 

  • Reclamações
  • Pedido de informação de secretarias

Principais queixas 

  • Buracos
  • Esgotos
  • Mobilidade urbana
  • Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prazo para isenção do ITBI para moradores das Cohabs é prorrogado Anterior

Prazo para isenção do ITBI para moradores das Cohabs é prorrogado

Ex-secretário no governo Schirmer deve voltar à política Próximo

Ex-secretário no governo Schirmer deve voltar à política

Política